Internacional
Equipe Docente
Internacional
Full Time
Período Integral 100% em inglês
Para alunos do Infantil I ao 5º ano
Das 7h10 às 18h com:
- Atividades curriculares em Português no período da manhã;
- Almoço e descanso;
- Imersão no Inglês com atividades diversificadas no período da tarde.
Benefícios
- Formação humana, linguística e global com naturalidade, autonomia e segurança;
- Construção do vocabulário em inglês por meio de atividades lúdicas diversificadas;
- Domínio equilibrado do idioma materno e do idioma adicional, favorecendo aspectos cognitivos, característicos do bilinguismo.
Momentos cheios de significados
Animados, encantadores e repletos de descobertas, os dias de nossos alunos são assim…
A educação de tempo Integral vai além da extensão da jornada escolar diária. O principal benefício é ampliar o desenvolvimento de habilidades e competências que a criança vivencia ao longo das atividades propostas, além de intensificar relações sociais com o grupo e aproveitar intensamente todas as experiências do universo escolar. E o melhor, tudo isso, com vivências em inglês.
Full time by Cristo Rei
Maneira diferenciada de preparar os alunos para uma vida bilíngue
O Programa Internacional do Colégio Cristo Rei inicia-se na Educação Infantil e se estende até o final do Ensino Médio. Esse é um dos principais diferenciais para os alunos do Full Time, pois terão a chance de dar continuidade, de maneira gradativa e coordenada, nos seus estudos internacionais. Além disso, espaços inspiradores e metodologia ativa tornam as vivências ainda mais enriquecedoras.
Fique sabendo
Esclareça suas dúvidas sobre formação bilíngue
Aprender uma segunda língua nos primeiros anos de vida favorece a elasticidade mental. Aberta ao novo, a criança tem mais facilidade para se tornar fluente, constrói um repertório linguístico diferenciado e ainda adquire a possibilidade de vivenciar a diversidade cultural.
Internacional
Middle School
Formando líderes para um mundo melhor
Conheça competências e habilidades trabalhadas pelo Mizzou Global Scholars
O Mizzou Global Scholars é uma oportunidade para que, desde o Ensino Fundamental, o aluno desenvolva potencialidades não contempladas pelo currículo escolar brasileiro, agregando novos conhecimentos, ampliando competências e trabalhando habilidades que farão a diferença no futuro acadêmico, profissional e pessoal.
Conheça algumas das habilidades e competências trabalhadas pelo Middle Cristo Rei
- Pensamento global;
- Formação ética;
- Valorização da diversidade cultural;
- Descoberta e domínio das aptidões pessoais;
- Conhecimentos multidisciplinares e ampliação dos saberes;
- Compreensão de questões ambientais, populacionais e direitos humanos;
- Vivência de valores humanos;
- Motivação para desafios construtivos;
- Olhar aguçado para as oportunidades;
- Trabalho em equipe, parcerias e compartilhamento de ideias e ações;
- Prática e aperfeiçoamento da língua inglesa;
- Protagonismo e liderança.
Um Jeito empolgante de aprender
Atividades dinâmicas e vivências práticas para aprendizados concretos
O Mizzou Global Scholars é um programa integrado de STEAM (Science, Technology, Engineering, Art, and Math), desenvolvido para alunos de 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental, através de parceria com a Universidade do Missouri. Os métodos educacionais utilizados favorecem o protagonismo dos estudantes e proporcionam motivação.
Os principais pilares do curso são:
CLIL (Content-Language Integrated Learning)
A língua inglesa e os conteúdos especificoos são trabalhados de maneira integrada na sala de aula, utilizando as quatro habilidades na língua: ouvir, falar, ler e escrever.
Currículo STEAM e habilidades do Século 21
Currículo integrado de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática, estimulando o desenvolvimento de habilidades do Século XXI, como a colaboração, o pensamento crítico, a comunicação, a ética, a solidariedade, a inovação, a resolução de problemas e a criatividade.
PBL (Project-Based Learning)
Metodologia de aprendizado baseada em projetos.
PBP (Place-Based Projects)
Atividades práticas relacionadas ao meio ambiente local.
Aprendizagem ativa
Envolver: despertar a curiosidade do aluno para conectar conhecimentos ou experie^ncias pre´vias com uma nova habilidade ou competência.
Explorar: guiar o aluno em uma investigação de habilidades, competências e ideias, vivenciando o pensamento, as discussões e o estabelecimento de novas conexões.
Explicar: conectar o momento de exploração com os novos termos e vocabulários, formalizando o aprendizado
Elaborar: estender e aplicar as habilidades e competências a cenários e problemas reais
Avaliar: avaliar os objetivos de aprendizado e a apropriação das novas habilidades e competências propostas.
Nossos alunos pensando globalmente e agindo localmente
Um programa para enriquecer o presente e construir o futuro
O Middle Cristo Rei é um curso extracurricular optativo, voltado a alunos das séries finais do Ensino Fundamental II. O objetivo é favorecer que os alunos aprofundem seus estudos internacionais, indo além do domínio do idioma. O Programa possui currículo baseado na agenda Global Issues da Organização das Nações Unidas.
Imersão
6 aulas por semana, divididas em 2 tardes, nas quais os alunos leem, escrevem, ouvem e falam em Inglês.
Atividades práticas e teóricas
Individualmente ou em grupos, nas quais os alunos pensam globalmente e agem localmente, como protagonistas de mudança em suas comunidades.
Para quem é?
Para alunos do 6º, 7º e 8º anos matriculados no Colégio Cristo Rei.
Quando são as aulas?
As aulas acontecem 2 vezes por semana no período da tarde.
Quais são os conteúdos trabalhados?
O curso é multidisciplinar (Matemática, Ciências, Humanas, Artes) e tem como base temas globais apresentados pela ONU. Ex.: Direitos humanos, meio ambiente, saúde, voluntariado, etc.
Quem ministra o curso?
O currículo é desenvolvido pela Universidade do Missouri, que treina e dá suporte pedagógico a professores do Colégio Cristo Rei que ministram as aulas.
O Middle School é curso de inglês?
Não. Os alunos que ingressam no Middle School já devem ter um nível de conhecimento na língua inglesa. O foco do curso é trabalhar a liderança, a proatividade, aperfeiçoar conhecimentos e proporcionar novos horizontes aos alunos, através de conteúdos e atividades diferenciadas. O aprimoramento do idioma é uma consequência do curso, já que as aulas são integralmente em inglês.
O Middle School tem provas?
A avaliação do aluno será baseada no PBL (Project-Based Learning) que leva em consideração o desempenho em sala de aula, os trabalhos produzidos e a participação em atividades.
O Middle School possui certificado?
Sim. Ao final do Programa, o aluno receberá um certificado internacional emitido pela University of Missouri que enriquecerá o histórico do estudante.
Com ser um aluno middle school Cristo Rei
Conheça detalhes sobre a forma de ingresso e seja um “Global Leader”
O Programa de Middle Cristo Rei pode ser iniciado por alunos no 6º ano, 7º ano ou 8º ano do Ensino Fundamental.
Para fazer parte do Mizzou Global Scholars o aluno precisa realizar uma prova de inglês que vai medir os conhecimentos no idioma.
Os procedimentos para a formação das turmas acontecem no 2º semestre do ano anterior ao início das aulas. Entretanto, em qualquer época do ano é possível entrar em contato para receber informações sobre o Middle Cristo Rei e as formas de ingresso.
Os alunos que concluem o programa com sucesso no 8º ano do Ensino Fundamental, recebem um certificado da University of Missouri e têm acesso direto ao High School, sem precisar fazer prova de seleção.
Mais informações
Midiam Golino
Coordenadora do Departamento Cristo Rei Internacional
Email: colegio@cristorei.com.br
Telefone: (14) 3402-2399
Internacional
High School
Construindo futuros, sem fronteiras
Aproveitar intensamente as situações acadêmicas como se estivesse em uma escola norte-americana. Tudo isso, sem precisar deixar o Brasil e se afastar da família, dos amigos e das atividades cotidianas. Esta é a possibilidade oferecida aos alunos do Colégio Cristo Rei durante o 9º ano e Ensino Médio. Conheça os benefícios do High School Cristo Rei.
No caminho das oportunidades globais
Muitas portas se abrem para quem faz High School Cristo Rei
Como fruto de uma formação global e do desenvolvimento de habilidades diferenciadas, ricas oportunidades e novas perspectivas acadêmicas e humanas são abertas para quem cursa o Ensino Médio americano em paralelo ao currículo brasileiro.
Aproveitar intensamente as situações acadêmicas como se estivesse em uma escola norte-americana. Tudo isso, sem precisar deixar o Brasil e se afastar da família, dos amigos e das atividades cotidianas. Esta é a oportunidade oferecida aos alunos do Colégio Cristo Rei durante o 9º ano e Ensino Médio.
Como fruto de uma formação global e do desenvolvimento de habilidades diferenciadas, ricas oportunidades e novas perspectivas acadêmicas e humanas são abertas para quem cursa o Ensino Médio americano em paralelo ao currículo brasileiro.
Os conhecimentos e habilidades conquistadas durante o High School permitem ao aluno alçar voos cada vez mais altos, seguindo seus sonhos, sejam eles quais forem e onde estiverem.
O duplo diploma conquistado ao final do Ensino Médio, a ampla instrução acadêmica recebida e a desenvoltura social e cultural proporcionam ao aluno muitas oportunidades e abrem caminhos interessantes no contexto global.
Conheça algumas das muitas oportunidades à disposição do aluno High School Cristo Rei
- Desperta uma nova consciência global, ampliando horizontes e favorecendo que o adolescente tenha uma nova percepção de mundo;
- Possibilita pleitear vagas em universidades de diversos países;
- Dá vantagens em disputas de vagas nas universidades por possuir dois diplomas oficiais;
- Fornece recursos linguísticos, sociais e culturais para viagens, intercâmbios acadêmicos e culturais;
- Favorece a participação em eventos internacionais comocongressos, rodadas de negociação, etc. Além disso, o aluno que faz High School tem diferenciais para cursos de especialização, Mestrado e Doutorado;
- Aumenta as oportunidades de colocação profissional em empresas multinacionais devido à preparação para o mercado de trabalho mundial;
- Em alguns casos, o diploma de High School possibilita que o aluno seja dispensado da necessidade de realizar exames de proficiência.
Mobilidade é o conceito-chave no mundo atual
Estude, trabalhe e viva seus sonhos onde eles estiverem
De tempos em tempos a Educação passa por evoluções. Conforme surgem novas demandas sociais ou quando oportunidades são percebidas, concebem-se possibilidades formativas atualizadas.
A formação internacional na Educação Básica é um exemplo disso. O mundo globalizado e a internacionalização dos cenários acadêmico, profissional e cultural exigem cidadãos com amplo domínio linguístico, conhecimentos aprofundados nas mais diversas áreas, competências e habilidades diferenciadas para destacaram-se diante de desafios cada vez mais complexos.
Sendo assim, o Colégio Cristo Rei oferece o curso High School como diferencial para alunos do 9º ano e Ensino Médio. Por meio de parceria com a Universidade do Missouri (EUA), esse Programa possibilita que os alunos cursem, em paralelo, os currículos do Ensino Médio brasileiro e norte-americano, conquistando dois diplomas oficiais.
O Programa High School está baseado em três pilares:
Mobility through Education (Mobilidade por meio da Educação)
Os sonhos não têm limites, assim como as grandes conquistas não têm fronteiras. Por isso, a formação do Colégio Cristo Rei prepara os estudantes para expandirem horizontes e conquistarem uma consciência global, essencial para o sucesso no mundo atual.
O High School Cristo Rei promove, por meio do currículo internacional, maiores possibilidades de escolha: poder estudar onde quiser, poder trabalhar onde quiser e poder viver onde quiser.
Foreign Teacher in the classroom (Professor Estrangeiro em sala)
Para dar aulas no High School Cristo Rei os professores precisam ser estrangeiros, nascidos e graduados em países que têm o Inglês como língua nativa. A convivência semanal com um professor estrangeiro possibilita ao aluno ter uma imersão genuína na língua inglesa (ouvir, falar, ler, escrever) em um ambiente educativo organizado.
A parceria firmada entre o Colégio e a Universidade do Missouri possibilita que alunos tenham aulas e sejam avaliados no sistema co-teaching, ou seja, professores estrangeiros da escola trabalham de forma conjunta com professores nos EUA.
As aulas são ministradas presencialmente no Colégio Cristo Rei onde o aluno também conta com toda a assessoria pedagógica por meio da coordenação do Programa Internacional da escola.
Para enriquecer o processo de aprendizagem, uma moderna plataforma de comunicação virtual viabiliza o envio de provas, trabalhos e demais interações entre as instituições de ensino, tudo em língua inglesa. Além do desenvolvimento no idioma, o relacionamento traz inúmeros benefícios, principalmente possibilitando que os estudantes vivenciem a cultura acadêmica internacional e se preparem para desafios futuros.
Dual Diploma (Duplo Diploma)
Ao completar todos os créditos do programa, o aluno recebe dois diplomas oficiais: um brasileiro e um americano. Isso é possível graças a convalidação de parte das disciplinas entre as instituições de ensino dos dois países, ou seja, entre o Colégio Cristo Rei e a Universidade do Missouri.
Além da convalidação parcial, que ocorre principalmente na área de Exatas, parte das disciplinas da grade curricular norte-americana é ministrada em sistema de co-teaching por professores da instituição norte-americana e, presencialmente, por professores nativos de países de Língua Inglesa.
O aluno é testado da mesma maneira que o estudante de uma escola norte-americana. O diploma de High School é concedido mediante a conclusão do Ensino Médio brasileiro, sendo equivalente a qualquer curso secundário realizado nos Estados Unidos, reconhecido oficialmente pelos órgãos educacionais norte-americanos.
Mais conhecimentos e mais habilidades para um futuro sem fronteiras
No High School Cristo Rei o aluno desenvolve competências para sonhar alto
Saber nunca é demais. Por isso, em busca de novos horizontes, os estudantes do High School vão além do que propõe o currículo educacional brasileiro. Para eles, novos conhecimentos fazem parte do dia a dia escolar e agregam diferenciais à formação acadêmica e humana.
Cursando o Ensino Médio americano em paralelo à grade curricular brasileira, os adolescentes não precisam deixar o país para ter uma experiência estudantil internacional.
Com isso, vivenciam aprendizados avançados, desenvolvem áreas pouco exploradas pela maioria dos jovens brasileiros e ampliam habilidades.
Veja as habilidades, as competências e os conhecimentos conquistados pelo aluno de High School
- Desenvolvimento de uma postura ativa, assumindo o protagonismo de seu aprendizado, conhecendo suas próprias potencialidades e explorando-as com sabedoria e foco;
- Aprimoramento do senso de responsabilidade e organização para cumprir os compromissos escolares;
- Melhora nas habilidades de comunicação, na capacidade argumentativa e no traquejo social;
- A ampliação do repertório acadêmico e cultural contribui com a formação de uma consciência global;
- Aperfeiçoamento da escrita, por meio do contato aprofundado com a gramática da língua inglesa e da leitura de textos clássicos e modernos da literatura inglesa e norte-americana. Os conteúdos estudados e as redações feitas auxiliam na aplicação das estruturas de texto e uso do vocabulário;
- Mergulho na história norte-americana e consequente entendimento sobre as atuais configurações sociais do país, bem como os reflexos dos fatos históricos no presente e no futuro mundial;
- Conhecimento sobre as estruturas políticas e relações de poder do governo norte-americano e suas implicações na ordem global;
- Aprendizados sobre gestão financeira e noções de economia;
- Atenção à saúde, compreendendo a fisiologia do corpo humano e priorizando bons hábitos;
- Amadurecimento para a escolha profissional e planejamento de carreira;
- Desenvolvimento de competências exigidas para atuação no mercado de trabalho globalizado;
- Avanço significativo no nível de Inglês, pois os professores de High School são estrangeiros, nascidos e graduados em países que têm o Inglês como língua nativa, favorecendo aos alunos a vivência real do idioma.
Oratória
Alunos do High School Cristo Rei desenvolvem habilidade de falar em público
São muitas as situações que exigem a expressão oral frente a uma plateia. Em contrapartida, são poucas as pessoas que se sentem à vontade nesta função. Por isso, aqueles que dominam a oratória se destacam e obtêm sucesso seja na área acadêmica, no mercado de trabalho e na vida social.
Sendo assim, trabalhar a habilidade de expressão oral é muito importante, especialmente durante o processo formativo, e essa relevância é contemplada pelos currículos escolares de países desenvolvidos.
Os alunos do High School Cristo Rei têm aulas de Public Speech. Nessa disciplina aprendem a construir discursos, desenvolvem a capacidade argumentativa, trabalham a postura e a pronúncia na Língua Inglesa.
Para concluírem as atividades semestrais da disciplina, os estudantes vivenciam desafios práticos. Entre eles estão breves palestras feitas 100% na Língua Inglesa. Elas são oportunidades para os adolescentes demonstrarem a desenvoltura no idioma e suas habilidades em oratória, conquistadas nas aulas de Public Speech. Mesmo no palco, com microfone e plateia, os alunos não se intimidam e expressam ideias com clareza e domínio, tratando de assuntos como educação, comportamento, direitos humanos, entre outros temas.
As apresentações dos alunos são gravadas em vídeo e encaminhadas como ferramenta de avaliação para a Universidade do Missouri, parceiras do Colégio Cristo Rei no Programa High School. Assim, além da análise local, os alunos recebem feedback de professores norte-americanos, elevando o nível de formação.
Aprendizados para a vida
Disciplinas do High School ampliam repertório e contribuem para expandir horizontes
- ENGLISH I, II, III e IV: voltado para o conhecimento da literatura norte-americana, inglesa e de outros países, para a gramática e para a produção e interpretação de textos de diversos estilos e gêneros.
- Writing for the Critical Thinker: pensamento crítico, tomada de decisão e redação.
- SPEECH 1: estudo da comunicação em público, incluindo a análise retórica de discursos célebres e dos construídos pelo aluno.
- Speech 2: estudo da comunicação em público em situações avançadas, incluindo a análise retórica de discursos célebres e dos construídos pelo aluno.
- Debate: desenvolvimento de argumentação com prática em debates.
- US History 1: história Americana integrada à história mundial desde Colombo até o final do século XIX.
- US History 2: história Americana integrada à história mundial desde o início do século XX até a atualidade.
- Economics: estudo da economia de livre mercado e temas emergentes.
- US Government: estudo dos governos americano e brasileiro: sua organização, funcionamento e representantes.
- Health: saúde física, mental e social.
- Career Planning: processo de direcionamento e planejamento profissional através da análise individual.
- College Preparation: processo de tomada de decisão a respeito da educação superior no país ou no exterior.
- Marketing for the 21st Century: fundamentos de marketing com estratégias que englobam novas mídias e o mercado global.
Um curso organizado para desenvolver potencialidades
Aulas dinâmicas, professores estrangeiros, carga horária bem planejada e avaliações formativas
O Programa de High School do Colégio Cristo Rei consiste no oferecimento de disciplinas do currículo norte-americano no contra-turno escolar, possibilitando ao aluno participante a possibilidade de obter ao final da Educação Básica, além do diploma nacional, a certificação estrangeira.
Esse diferencial é proporcionado por meio de parceria com a Universidade do Missouri, nos Estados Unidos.
Carga horária
Os alunos do High School Cristo Rei têm um cotidiano escolar empolgante e dinâmico. Eles cursam as disciplinas do Currículo brasileiro normalmente no período da manhã, de acordo com a série na qual estão matriculados.
Durante três anos, em aulas ministradas no período da tarde com carga horária de 6 a 7 horas semanais, estudam matérias específicas do Ensino Médio norte-americano. As aulas de High School são divididas em duas tardes por semana, organizadas de forma a não sobrecarregar a rotina do aluno.
Co-Teaching
As aulas de High School acontecem totalmente na língua inglesa. Os professores são estrangeiros, vindos de países que têm o inglês como língua materna.
Além do educador presencial, os alunos também são acompanhados por docentes da Universidade do Missouri, parceira do Colégio Cristo Rei no High School, no modelo de co-teaching, ou seja, o estudante é respaldado localmente e remotamente, tendo todo o suporte para desenvolver-se integralmente.
Metodologia e Materiais
As aulas contam com metodologia ativa, tendo os alunos como centro do processo de aprendizagem. Além dos materiais impressos, os alunos também contam com tecnologia educacional para tornar as aulas mais ricas e favorecer o contato com os docentes nos Estados Unidos.
Avaliações
Os conteúdos trabalhados são avaliados por meio da aptidão escrita, sempre no meio e ao final de cada módulo.
As provas são preparadas e corrigidas pelos professores da Universidade do Missouri e, para que o aluno seja aprovado, deverá alcançar um mínimo de 60% ou 65% de aproveitamento em cada disciplina.
Cabe lembrar que a pontualidade na entrega dos trabalhos, a participação e as apresentações também são consideradas na avaliação.
Cada disciplina cursada, na qual obtiverem aprovação, pode ter entre 0,5 e 1,0 de crédito, que é registrado para obter o diploma norte-americano.
Como ser um aluno high school Cristo Rei
Conheça detalhes sobre a forma de ingresso e faça parte desse mundo de oportunidades
O Programa de High School do Colégio Cristo Rei pode ser iniciado por alunos no 9º ano do Ensino Fundamental ou na 1ª série do Ensino Médio.
Para participar, quando estiver no 8º ou 9º ano, o estudante passa por uma prova seletiva que medirá o nível de inglês do candidato. O Colégio Cristo Rei oferece treinamento gratuito para os estudantes interessados em prestar a prova seletiva. Dessa forma, o aluno tem contato prévio com o modelo da avaliação.
A prova seletiva é composta por questões de múltipla escolha abordando interpretação de texto e Gramática da Língua Inglesa.
A avaliação para ingresso ao High School pode ser feita por alunos do Colégio Cristo Rei e por alunos externos. O resultado é divulgado individualmente alguns dias após a realização da prova.
Para matricular-se no High Cristo Rei é preciso ter sido aprovado na prova seletiva e, conjuntamente, matricular-se para cursar o 9º ano ou a 1ª série do Ensino Médio no Colégio Cristo Rei.
Os procedimentos para a formação das turmas acontecem no 2º semestre do ano anterior ao início das aulas. Entretanto, em qualquer época do ano é possível entrar em contato para receber informações sobre o High School Cristo Rei e as formas de ingresso.
Internacional
Viagens Internacionais
Com o objetivo de proporcionar ricas experiências culturais, sociais e cognitivas, o Colégio Cristo Rei promove viagens internacionais para alunos do 8º ano, 9º ano e Ensino Médio.
Esses intercâmbios culturais são uma maneira de proporcionar aos alunos visão global do mundo em que vivemos, alicerçada não somente pela teoria acadêmica, mas também pela exposição real a outras culturas.
Entre os objetivos das viagens internacionais estão a prática e aperfeiçoamento da língua estrangeira; desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais; contato com outras culturas; favorecimento da autonomia e dos relacionamentos interpessoais.
- Prática e aperfeiçoamento da língua estrangeira
- Desenvolvimento de habilidades e competências
- Contato com outras culturas
- Favorecimento da autonomia e do relacionamento interpessoal
- Visita a Universidades e centros educacionais
- Amadurecimento intelectual e humano
** As viagens são optativas e possuem custo adicional com valores e condições especiais.
Os roteiros das viagens são organizados visando o enriquecimento acadêmico, cultural e humano dos estudantes. Sendo assim, os passeios incluem visitas a museus, universidades e locais que representam a cultura do país visitado.
Em todos os momentos da viagem os alunos são acompanhados por educadores do Colégio, o que favorece o direcionamento das atividades, buscando maior aproveitamento formativo nas diversas situações.
Viagem familiar x Viagem escolar
Você sabe quais as vantagens de cada uma?
Viagens em família são muito legais e importantes, pois são oportunidades de fortalecer vínculos e estreitar laços essenciais. Nos momentos de passeios com os pais, irmãos, avós, tios e primos construímos memórias afetivas que levamos para a vida toda.
Porém, enquanto nas viagens em família o foco é a convivência e o prazer de estar junto, as viagens escolares apresentam-se como alternativa para que o indivíduo lance um olhar mais atento e aprofundado ao mundo a sua volta.
Com itinerários alinhados ao conteúdo pedagógico, as viagens com educadores e colegas favorecem que o estudante estabeleça relações entre o conteúdo e a vivência prática, fazendo pontes importantes para a consolidação da aprendizagem.
Além disso, as viagens promovidas pela instituição de ensino criam condições para a imersão cultural, colocando o aluno em contato direto com costumes e repertórios plurais.
Entretanto, o que mais diferencia as viagens em família das viagens escolares está relacionado às habilidades socioemocionais. Viajar sem a presença dos pais ou parentes mobiliza as crianças e adolescentes a exercitarem a autonomia, a liberdade com responsabilidade, a comunicação, respeito a regras, resolução de conflitos, comunicação e, principalmente, a autoconfiança.
Assim como nas viagens familiares, nas viagens escolares as prioridades são o bem-estar e a segurança das crianças e adolescentes. Por isso, todos os itens são planejados e os educadores responsáveis são preparados para acompanharem e assessorarem os estudantes. Além disso, nas viagens escolares as atrações previstas no roteiro são previamente estudadas pelos alunos com apoio dos professores, favorecendo melhor aproveitamento das visitas e passeios.
Sem fronteiras
Viagens internacionais ampliam visão de mundo e formam para nova realidade global
Atualmente, os limites geográficos não representam barreiras para viver, estudar e trabalhar. As novas tecnologias, a mobilidade e as configurações globais e sociais possibilitam que qualquer parte do mundo seja terreno fértil para a realização de sonhos.
Diante disso, a formação de crianças, adolescentes e jovens precisa contemplar essa nova realidade. E não basta apenas o conhecimento, é necessário proporcionar experiências que levem o aluno a ampliar seus horizontes.
No Colégio Cristo Rei, a formação para o mundo é levada muito a sério, afinal hoje as fronteiras não definem as oportunidades.
Uma das melhores maneiras de preparar o estudante para a realidade globalizada e multicultural é oferecendo-lhe a chance de viver essa experiência “in loco”.
Por isso, o Colégio Cristo Rei proporciona aos alunos a possibilidade de vivenciarem, por meio de viagens internacionais, a mobilidade e a diversidade cultural. Por meio dos roteiros cuidadosamente planejados, os adolescentes são levados a perceber que o exterior está de portas abertas e é mais acessível do que se imagina.
No mês de março de 2024, o Colégio Cristo Rei irá promover a Euro Cristo Rei Trip. Durante 17 dias, os alunos conhecerão 6 países europeus em um itinerário recheado de Museus, Universidade, locais históricos, enfim, uma verdadeira imersão no “velho mundo”. A viagem também incluirá, como opcional, a participação em uma simulação da ONU que acontecerá em Bruxelas.
Adolescentes em tour pela Europa
Que tal motivar o seu filho para que o realmente importa: o conhecimento
Quem tem filhos adolescentes em casa sabe que é um grande desafio promover atividades que sejam enriquecedoras e, ao mesmo tempo, empolgantes para eles.
Muitas vezes, durante a adolescência, os interesses são pautados pelas amizades, pelos modismos e pelo próprio organismo, afinal nessa fase são muitas transformações físicas, emocionais e sociais.
Entretanto, é muito importante que os alunos utilizem todo o “gás” da juventude para atividades que contribuam com a formação integral, sem deixar de serem prazerosas.
Por isso, o Colégio Cristo Rei promove anualmente a viagem cultural internacional. Trata-se de uma forma atrativa de favorecer que os adolescentes vivam experiências que enriquecerão sua bagagem cognitiva e cultural, além de contribuir com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
Tendo como pano de fundo a aventura com os colegas e a liberdade de viajar sem os pais, os estudantes aprendem, praticam o idioma, conhecem novos costumes, exercitam a autonomia e a responsabilidade e estabelecem relações entre os conteúdos acadêmicos e a vivência real. Claro, que tudo isso acompanhado de perto pelos educadores da escola. Eles conduzem o roteiro para que todas as etapas do passeio sejam vividas plenamente. Assim, o conhecimento passará a ter um novo sentido na vida dos alunos-viajantes e eles abrirão os olhos para novas perspectivas e possibilidades.
Museus Europeus e a formação dos adolescentes
O impacto de visitas aos principais acervos do mundo no processo de aprendizagem
Existem muitas formas de aprender e inúmeros locais para adquirir conhecimento. Uma das maneiras mais ricas e interessantes para o desenvolvimento cognitivo e cultural é visitar museus.
Os acervos, sejam eles artísticos, históricos, arqueológicos, científicos ou tecnológicos, proporcionam uma profunda experiência de aprendizagem. É como se os livros didáticos e apostilas ganhassem vida, concretizando conteúdos bem diante dos olhos dos visitantes.
Além de entrar em contato com objetos antropológicos, obras de arte, elementos naturais e registros que ajudam a entender a humanidade, o planeta e o contexto político-social de diversos períodos, os museus aguçam a criticidade, ampliam horizontes, provocam reflexões e, como resultado, levam a evolução individual e coletiva. Quem visita um museu, dificilmente sairá da mesma maneira que entrou.
Muitos museus ao redor do mundo guardam verdadeiros tesouros e preservam capítulos importantes da história mundial. A Europa concentra grande número de museus. No “velho” continente estão as coleções mais expressivas e os acervos mais raros.
Museu do Louvre, British Museum, Van Gogh Museum e Natural History Museum de Londres estão entre os mais significativos lugares para quem quer enriquecer o repertório, se encantar com o belo e se apropriar do que de mais interessante o mundo tem a oferecer.
Por isso, um tour por esses locais marca para sempre a vida de qualquer visitante, principalmente de estudantes. Caminhar pelos corredores desses museus é como frequentar excelentes cursos de Artes, História, Sociologia, Filosofia, Biologia, etc.
No mês de setembro de 2019, alunos do Colégio Cristo Rei poderão viver essa incrível experiência. A Euro Cristo Rei Trip vai passar por 5 países europeus e entre os destaques do itinerário estão as visitas aos principais museus do mundo. Imagine como essa vivência vai impactar a formação dos adolescentes.
Arte cai no vestibular?
Sim! Mais do que estudar, o universo artístico deve fazer parte da vida do aluno.
Quem se prepara para as provas de vestibular e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não pode se esquecer de estudar conteúdos relacionados ao campo artístico. Os candidatos devem estar preparados para interpretar obras de arte, relacionando-as a seus respectivos contextos históricos, e a identificar aspectos de diferentes correntes artísticas.
O conhecimento cultural e artístico é bastante valorizado pelas instituições de ensino superior, pois demonstra um perfil criativo, crítico e dinâmico, o que é essencial para a formação profissional.
Uma das melhores maneiras de se preparar para as questões sobre Artes dos principais processos seletivos é conhecer obras importantes e entende-las de maneira mais aprofundada. Nesse sentido, os museus são aliados para enriquecer o repertório e, com isso, mandar bem nos vestibulares.
Para os alunos do Colégio Cristo Rei que irão encarar os processos seletivos nos próximos anos, o aprendizado sobre Arte vai muito além da sala de aula. Viagens culturais internacionais possibilitam uma inigualável oportunidade de assimilar o universo relacionado a História da Arte e movimentos culturais.
A viagem de 2024 vai conduzir os estudantes por uma incrível jornada a locais que guardam verdadeiros tesouros artísticos da humanidade. Serão 6 países europeus visitados e o itinerário contemplará os principais museus do mundo.
Pontos turísticos e educativos
Monumentos e edificações europeias rendem novas lições a cada esquina
Com certeza, você e sua família já visitaram vários pontos turísticos. Eles são sempre muito famosos. Lugares que aguçam o imaginário e fazem com que milhões de pessoas desejem visita-los. Porém, estar nesses locais significativos vai muito além de contemplação, lazer ou do prazer em fazer “selfies” e posts nas redes sociais.
Apreciar monumentos históricos e conhecer suas particularidades pode proporcionar muito aprendizado, afinal os grandes patrimônios da humanidade são recheados de cultura, tradição e muita história.
Já pensou que diante de uma estátua, de uma torre, de um Palácio, um estudante pode conferir in locoo que leu nos livros escolares? Imagine quanta motivação essa experiência proporciona.
A Torre Eiffel, o Big Ben, os palácios e tantos outros monumentos europeus poderão ser visitados por alunos do Colégio Cristo Rei no mês de setembro. Mas, não será uma simples visita. Devido a participação dos educadores, cada local do itinerário será explorado a fundo, com contextualizações, referências e, principalmente, estabelecendo vínculos com o que é visto em sala de aula.
A viagem cultural internacional oferecida pelo Colégio Cristo Rei é uma experiência diferenciada. O foco é enriquecer a formação dos estudantes, ampliando a visão de mundo e desenvolvendo habilidades socioemocionais.
Conteúdo sobre Anne Frank ganhará vida
Por que conhecer essa história?
Seu filho gosta de estudar História? Aprender sobre o passado ajuda a compreender o presente e olhar para o futuro. Analisar acontecimentos históricos relevantes é parte significativa da formação de qualquer indivíduo.
Um desses acontecimentos é a Segunda Guerra Mundial que deixou marcas profundas na humanidade. Os campos de concentração e o holocausto estão entre os capítulos mais sombrios da História.
O conhecimento e a reflexão sobre esse terrível fato são essenciais para a evolução da sociedade. Uma interessante perspectiva da Guerra e do genocídio do povo Judeu pode ser compreendida por meio das palavras de Anne Frank, uma das vítimas dessa perseguição.
Ela deixou registrado em seu diário enredos e acontecimentos do período de Guerra e se tornou referência do século XX.
O Diário de Anne Frank é um dos conteúdos trabalhados com os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Especialmente no 8º ano os alunos se aprofundam nessa obra marcante.
O Prof. Neto, de Língua Portuguesa, conta sobre a experiência de ter visitado a Casa de Anne Frank em Amsterdã e relata como essa vivência contribui com a formação. Assista!
Internacional
Orientação para estudos no exterior
Mostrar novas caminhos é construir futuros
Os alunos que desejam vivenciar experiências educacionais fora do país contam com todo o suporte do Departamento Internacional do Colégio Cristo Rei.
Estudantes e famílias são orientados para que façam as melhores escolhas em busca de graduação ou cursos livres no exterior.
Diferenciais
- Dicas de instituições e países de acordo com o perfil e sonhos de cada estudante;
- Informações sobre processo de admissão em universidades estrangeiras;
- Apoio na elaboração do plano de preparação;
- Orientação em programas de bolsas de estudo;
- Assessoria para elaboração de cartas de recomendação;
- Detalhes sobre exames de proficiência;
- Suporte para adaptação cultural.
** O serviço de orientação para estudos no exterior não possui custos adicionais.
Internacional
Exames Cambridge
Cambridge English: desenvolva habilidades. Avalie seu inglês. Conquiste o mundo.
Se você é aluno do Colégio Cristo Rei, provavelmente, está com o inglês na ponta da língua.
Para testar seus conhecimentos no inglês e verificar seu nível no idioma, nada melhor do que fazer uma prova internacionalmente reconhecida.
Por isso, o Colégio Cristo Rei oferece aos seus educandos a possibilidade de fazer os Exames de Cambridge, sendo o único Colégio a aplicar a prova em Marília.
Os Exames de Cambridge são utilizados para certificar o nível de conhecimento na língua inglesa, baseado nos conhecimentos linguísticos, fluência, vocabulário, etc.
Além disso, para estudar ou trabalhar no exterior muitas instituições pedem que os estrangeiros apresentem certificados de exames de proficiência.
O Colégio Cristo Rei oferece três tipos de exames de Cambridge:
Para alunos do 5º ano – Young Learners Movers
Cambridge English: Movers é o segundo dos três testes Cambridge English: Young Learners. Este teste motivador irá aumentar a confiança da criança fazendo com que ela tenha vontade de aprender cada vez mais e usar a língua inglesa em situações mais desafiadoras.
Ao se preparar para este teste, as crianças adquirem essas habilidades práticas do idioma:
- Compreender instruções básicas ou participar de conversações pontuais sobre temas extremamente familiares;
- Compreender recados, mensagens, instruções e informações básicas;
- Preencher formulários básicos e fazer anotações que incluam hora, data e local.
Aprender inglês e receber uma certificação adequada pode ser o primeiro grande passo na vida de seu filho, desenvolvendo uma atitude positiva em relação a testes, levando para grandes oportunidades de emprego no futuro e abrindo portas para estudar e trabalhar no exterior.
Crianças que aprendem inglês têm uma vantagem que permanecerá com elas por toda a vida. Quanto antes eles começam a aprender, melhor – com o método correto, eles podem aprender inglês mais rapidamente de modo eficiente e prazeroso. Mesmo o certificado mais básico é um grande começo em busca de outras certificações que serão úteis e importantes para a vida profissional e acadêmica.
Tornar o processo de aprendizado divertido é um importante passo para incentivar o progresso e tornar esse aluno mais confiante e seguro.
Cambridge English: Young Learners, também conhecido como Young Learners English (YLE), é uma ferramenta importante e precisa, para saber como alunos estão se desenvolvendo nas seguintes habilidades: leitura, escrita, compreensão auditiva e expressão oral.
Os testes são especialmente elaborados para crianças e pré-adolescentes, motivando e reconhecendo o sucesso no aprendizado do idioma. São ilustrados, coloridos e divertidos, o que deixa o aluno mais à vontade para fazê-los.
Todos aqueles que prestam este exame, receberão o certificado. Não há reprovação. O desempenho em cada parte do teste é indicado pelo número de brasões de Cambridge. Quanto maior o número de brasões, melhor o desempenho na habilidade indicada.
Para alunos do 9º ano – KEY for Schools (KET)
Cambridge English: Key (KET) é uma qualificação de nível básico que mostra que você pode usar a língua inglesa para se comunicar em situações simples, além de possuir uma boa base no aprendizado do inglês. O conteúdo de Cambridge English: Key for Schools é voltado para os interesses e experiências dos candidatos em idade escolar.
Cambridge English: Key for Schools (KET for Schools) é especialmente desenvolvido para atender aos interesses dos estudantes, aumentando sua motivação para aprender inglês. Como se baseia em temas e situações familiares, isso lhes dá a confiança necessária para usar inglês e os inspira a obter outras qualificações. Corresponde ao nível A2 do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR). A2 é o nível de inglês necessário para:
- Compreender textos simples em inglês;
- Comunicar-se em situações familiares;
- Compreender e utilizar frases e expressões básicas;
- Apresentar-se e responder a perguntas básicas sobre seus dados pessoais;
- Escrever mensagens e bilhetes simples;
- Interagir em um nível básico com pessoas que falam inglês.
Cambridge English: Key (KET) é uma qualificação de nível intermediário que mostra o domínio da Língua Inglesa para se comunicar em situações rotineiras, além de possuir uma boa base no aprendizado do inglês.
Os alunos que realizam esse exame recebem um detalhado relatório de desempenho e, se aprovados, recebem o certificado. Essa certificação é aceita por algumas instituições como atestado de proficiência no idioma.
Para alunos da 2ª série do Ens. Médio – First for Schools (FCE)
Cambridge English: First for Schools (FCE for Schools) é a qualificação que proporciona a confiança necessária para usar o inglês no mundo real. Apresenta o mesmo formato e nível de Cambridge English: First (FCE), mas seu conteúdo é voltado para os interesses e experiências dos candidatos em idade escolar.
A preparação para Cambridge English: First (FCE) o auxilia a desenvolver as habilidades linguísticas necessárias para interagir em um ambiente onde a comunicação se dá através do inglês. Este exame corresponde ao nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR). B2 é o nível de inglês necessário para:
- Comunicar-se efetivamente, expressando opiniões e apresentando argumentosacompanhar as notícias;
- Escrever clara e detalhadamente, em inglês, expressando opiniões, explicando as vantagens e desvantagens de diferentes pontos de vista;
- Escrever cartas, relatórios, histórias e vários outros tipos de texto.
Cambridge English: First (FCE) é a qualificação que comprova que o aluno já possui as habilidades linguísticas para viver e trabalhar de forma independente em um país de língua inglesa ou para participar de cursos ministrados em inglês.
Esse certificado representa que o aluno possui nível avançado no idioma e é aceito como comprovação de proficiência em universidades, corporações, etc. A certificação FCE não expira, ou seja, o aluno poderá utilizá-la ao longo da sua trajetória acadêmica e profissional.
Descrição
Formação internacional para um mundo de oportunidades
A formação internacional é contemplada pela proposta pedagógica do Colégio Cristo Rei, pois preparamos nossos alunos para a plena atuação dentro e fora do país.
O Colégio Cristo Rei entende que ficar restrito a fronteiras geográficas significa cercear oportunidades e limitar o sucesso dos estudantes.
Por isso, como instituição de ensino que tem a missão de formação integral, oferece condições para que os alunos desenvolvam a visão de mundo e estejam preparados para todas as possibilidades pessoais, acadêmicas e profissionais, onde quer que elas aconteçam.
O clima internacional integra o dia a dia da escola e está concretizado em alguns eixos principais.
Um deles é o competente ensino de Inglês desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, garantindo contato amplo com o idioma e proporcionando fala, escuta e leitura fluentes.
O Ensino da língua inglesa
Educação Infantil
Desde o Minimaternal, os alunos do Colégio Cristo Rei começam a ter contato com a Língua Inglesa. Com uma aula inserida na programação semanal de atividades, iniciam descobertas lúdicas e divertidas no idioma.
A partir do Infantil I, os alunos passam a ter 5 aulas semanais de inglês. O ensino da língua adicional é feito com naturalidade, em sintonia com as atividades e projetos trabalhados em português.
Por meio de músicas, atividades na cozinha, passeios, jogos, entre muitas outras vivências, pautadas na oralidade, a Língua Inglesa faz parte do dia a dia escolar e, consequentemente, da vida de cada aluno.
Os materiais pedagógicos e os recursos utilizados durante as aulas são atrativos e motivadores, por isso, os alunos têm prazer em descobrir o novo idioma, assim, de forma agradável e gradativa, a criança protagoniza a conquista do vocabulário e começa a se comunicar em Inglês com naturalidade.
As aulas de Inglês dos alunos do Infantil I e II (4 e 5 anos) utilizam como referencial os materiais da International School, atividades diversificadas e apropriadas à faixa etária.
Ensino Fundamental Anos Iniciais
A metodologia de ensino de inglês para alunos do 1º ao 5º anos (6 a 10 anos) é norteada pelo Programa Bilíngue da International School. Os materiais apresentam temas diversificados que aguçam a curiosidade das crianças.
Os professores estão sempre atentos a fazerem das aulas momentos significativos para que as crianças possam sedimentar o que aprendem.
Aulas-passeio, trabalhos concretos, exposições, dramatizações e atividades em grupo contribuem para que o conhecimento se solidifique e que o amor pelo idioma floresça. Neste segmento são 5 aulas de Língua Inglesa por semana, o que faz com que a carga horária dos alunos seja estendida.
Com mais tempo e oportunidades, as quatro habilidades do idioma são trabalhadas plenamente, especialmente a fala e a compreensão.
Ensino Fundamental Anos Finais
O Ensino Fundamental Anos Finais é o momento para que os alunos adquiram propriedade no domínio do idioma, por isso nesta etapa são oferecidas mais oportunidades para que os estudantes pratiquem a fala, a escuta, a leitura e a escrita.
Nas 5 aulas semanais de inglês, os alunos contam com o suporte da International School, melhor programa Bilíngue do Brasil.
Os professores estão sempre atentos às necessidades de cada aluno , oferecendo um ambiente interdisciplinar e motivador.
Ensino Médio
Para os adolescentes do Colégio Cristo Rei a vivência da língua inglesa é intensa e tem como foco a fluência plena, especialmente em situações acadêmicas e profissionais. Na 1ª e 2ª séries do Ensino Médio são 5 aulas de inglês semanais direcionadas pelo Programa Bilíngue da International School.
Dessa forma, o ensino é mais direcionado e favorece maior aproveitamento das aulas. Através de aulas que combinam o uso de conversação, gramática, leitura e aplicação prática do conteúdo os alunos têm uma vivência prazerosa no Inglês, resultando em um aprendizado mais concreto e satisfatório, por meio do qual o aluno está pronto para exames de proficiência como a prova de Cambridge.
O Colégio Cristo Rei é um centro aplicador das provas de Cambridge. Por isso, para os alunos do Colégio Cristo Rei conquistar o certificado de proficiência em inglês é muito mais fácil.