Fundamental Anos Finais
Equipe Docente
Fundamental Anos Finais
Atividades
Um mundo de possibilidades para conviver e aprender
Atividades curriculares diferenciadas:
- Plano de Convivência e Tutoria (espaço para debates relacionados à convivência, ética e formação para valores)
- 5 aulas de Inglês por semana
- Oficina de Redação – 9º ano
- Projeto de Vida – 9º ano
- Prova Anglo
- Plantões fixos
- Plantões esporádicos
- Aulas de apoio (Matemática, Gramática e Redação) – 6º, 7º e 8º anos
- Projeto Começar Bem
- Atendimento psicológico escolar
Atividades extras gratuitas (optativas):
- Preparação para Olimpíadas Acadêmicas (Pró-Ciência)
- Juventude Cristo Rei
- Oficina de Artes Cênicas – 6º ao 9º ano
- Vôlei
- Futsal feminino
- Ginástica Artística
- Atletismo
- Basquete
Atividades extras com custo adicional (optativas):
- Excursões didático-culturais
- Aikidô
- Futebol
- Grupo escoteiro
- Viagem de formatura do 9º ano
Fundamental Anos Finais
Ambientes
Um universo de aprendizados e possibilidades
Voltados aos pré-adolescentes e adolescentes, os espaços do Ensino Fundamental Anos Finais favorecem a convivência e a postura estudantil.
As salas contam com espaço ideal para os professores desenvolverem suas propostas com recursos tecnológicos de ponta.
Os ambientes são amplos, bem iluminados, confortáveis e climatizados para que o aluno desenvolva cada vez mais o gosto pelo estudo.
Além dos espaços de estudos, outros locais proporcionam vivências significativas e contribuem com o desenvolvimento de competências e de habilidades.
Laboratório de Ciências
Sala de Aula
Acervo da Biblioteca
Sala de Artes
Auditório para reuniões, eventos e apresentações
Ginásio de Esportes
Campo de futebol
Fundamental Anos Finais
Ensino de Inglês
Domínio do inglês para as mais diversas situações
O Ensino Fundamental Anos Finais é o momento para que os alunos adquiram propriedade no domínio do idioma, por isso nesta etapa são oferecidas mais oportunidades para que os estudantes pratiquem a fala, a escuta, a leitura e a escrita.
Nas 5 aulas semanais de inglês, os alunos contam com materiais da International School, alinhados aos interesses da faixa etária.
Os professores estão sempre atentos às necessidades de cada aluno , oferecendo um ambiente interdisciplinar e motivador.
Conhecimento e fluência abrem as portas do mundo
São aulas de Inglês diárias com o suporte do melhor Programa Bilíngue do Brasil e atividades que favorecem a plena fluência no idioma, com amplo vocabulário e proficiência nas mais diversas situações.
A metodologia utilizada garante a assimilação sólida, o que resulta na apropriação do inglês de maneira semelhante a dos nativos no idioma.
Descrição
Formação do “Ser Aluno”
O Ensino Fundamental Anos Finais é um período de transformações na vida do aluno, afinal nessa fase ele vive o florescer da adolescência. Por isso, nesse ciclo, além dos conteúdos acadêmicos, a formação do educando do Colégio Cristo Rei tem como ênfases o amadurecimento pessoal, a reflexão sobre a importância das responsabilidades e a consolidação de sua rotina e autonomia para os estudos. A equipe de educadores trabalha junto aos alunos para desenvolver a capacidade de auto-organização, para oportunizar situações de autoconhecimento e para a perceção de seu papel estudantil. As funções e atribuições vão ficando claras ao estudante à medida que ele participa de decisões e compreende a finalidade de seus estudos. Tais objetivos fazem parte do cotidiano do aluno por meio do permanente contato com procedimentos de organização, de autoanálise e definição de objetivos. Ele vivencia, no decorrer da vida escolar, mediado pelo professor e pelos demais membros da comunidade educativa, situações que o colocam em condições de conhecer-se, conhecer o seu grupo, entender os processos escolares, as consequências de suas ações, decidir, intervir e analisar-se. Além disso, ao longo dos Anos Finais do Ensino Fundamental, privilegia-se a construção da cultura escolar, valorizando o respeito mútuo e praticando os valores humanos.
Ensino por competências e habilidades
O aluno do Colégio Cristo Rei é motivado a buscar conhecimentos e construir saberes, entendendo-se como protagonista de seu processo formativo. Para isso, métodos, estratégias e recursos são utilizados pelos professores, buscando proporcionar que a aprendizagem seja significativa e tenha relação com a vida do estudante. Os conceitos teóricos são concretizados em atividades práticas que favorecem a compreensão da aplicabilidade de cada conteúdo trabalhado. Situações-problema são constantemente apresentadas pelos professores aos alunos visando ao engajamento com os conceitos estudados. Além disso, o aluno é levado a perceber como um mesmo assunto pode ser analisado de diferentes perspectivas, o que amplia o olhar sobre o mundo, cada dia mais plural. Dessa forma, a aprendizagem se torna mais prazerosa e o cotidiano escolar mais dinâmico e empolgante. A sinergia das vivências em sala de aula com o dia a dia e o equilíbrio entre o plano de atividades e o estímulo à participação são fundamentais para uma formação sólida.
Tutoria
A Tutoria integra o Plano de Convivência do Ensino Fundamental Anos Finais do Colégio Cristo Rei e amplia as possibilidades da vivência do diálogo no espaço escolar. Trata-se de um momento semanal do grupo-classe com o professor-tutor. Durante este encontro, que integra a grade curricular, o tutor lança mão de estratégias organizadas a partir de intenções definidas, que circulam em torno de eixos temáticos surgidos das demandas das crianças e dos adolescentes do 6º ao 9º ano. Avalia-se a convivência semanal da turma, chega-se à construção de regras e combinados, discute-se a convivência virtual, descobrem-se as características do “ser aluno”, enfim, busca-se concretizar os objetivos de aprendizagem da convivência. As discussões sobre internet, redes sociais e temas que fazem parte do universo dos adolescentes fazem com que os alunos saibam como usar as ferramentas, saibam como pedir ajuda ao se depararem com situações novas e como lidar com as sensações, responsabilidades e dúvidas dessa faixa etária. As Assembleias que integram a Tutoria possibilitam o desenvolvimento da autonomia, da liberdade de expressão e da resiliência, uma vez que chegar a um consenso requer, muitas vezes, abrir mão em prol do coletivo e isso faz com que os alunos cresçam e desenvolvam habilidades socioemocionais que levarão para a vida.
Aprendizagem por investigação
Pesquisar, saber mais, explorar… Atividades investigativas estimulam a curiosidade, a criatividade, a capacidade de fazer perguntas e de propor soluções a problemas. Propostas que abrangem diferentes áreas do conhecimento, que associam de forma equilibrada aspectos teóricos e experimentais, além de favorecer uma formação científica sólida, contribuem para a formação integral. Por isso, nos Anos Finais do Ensino Fundamental, os alunos são motivados a lançarem um olhar científico para os conteúdos, adquirindo conhecimentos de forma participativa, crítica e organizada, tomando contato com o método científico por meio de projetos, de estudos de meio, de mostras pedagógicas, de aulas práticas, de experimentos no laboratório etc. É nessa fase que o adolescente adquire a capacidade de julgar e de estabelecer relações de causa e consequência, algo que é de extrema importância para compreender os conceitos científicos; são desenvolvidas as capacidades cognitivas para aprender assuntos mais abstratos, que remetem a um universo não perceptível. Sendo assim, primamos por uma educação científica e tecnológica que desenvolva a autonomia e a postura reflexivo-ativa diante do mundo, instrumentalizando o aluno para os desafios futuros.
Práticas esportivas
As vivências esportivas possibilitam desenvolver a inteligência emocional necessária ao bom convívio social por meio de práticas de integração. Avaliar e refletir sobre o seu próprio desempenho e o dos demais, tendo como referência o esforço empregado por si e pelos colegas durante os jogos e a adoção de atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações de competitividade esportiva são ações estimuladas nas atividades. Os alunos do Colégio Cristo Rei são incentivados a compreenderem o esporte como elemento de inclusão social, a participarem de atividades competitivas respeitando regras e desenvolvendo o autocontrole e, por meio das vivências esportivas, promoverem uma cultura de paz e respeito. Além disso, o esporte favorece a disciplina, a concentração, a rapidez de raciocínio e a elaboração de estratégias. Somados a isso, os exercícios também auxiliam no desenvolvimento físico e motor, estimulam hábitos saudáveis e promovem o bem-estar.