Notícias
Recentemente a equipe de professores de Língua Inglesa do Colégio Cristo Rei participou de um encontro formativo com Fernanda Costa, advisor da International School.
As formações do Programa Bilíngue com o time de educadores do Colégio Cristo Rei são periódicas e favorecem o alinhamento entre escola e sistema.
O tema do mais recente aperfeiçoamento foi a metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning), que é usada nos materiais de Inglês adotados pelo Colégio Cristo Rei a partir desse ano.
Essa abordagem de ensino integra o aprendizado de conteúdo e de uma língua estrangeira de forma simultânea. Em vez de aulas isoladas de idiomas, o CLIL usa uma língua estrangeira para ensinar conteúdos relevantes. Isso permite que os alunos aprendam um novo idioma de forma mais natural e contextualizada.
O CLIL é um método mais coerente diante das demandas atuais, especialmente diante do perfil dos estudantes que estão nas salas de aula hoje. Segundo Fernanda a metodologia CLIL, se comparada a métodos tradicionais, tem se mostrado muito mais eficiente. “O CLIL representa uma abordagem educacional holística que integra o aprendizado de línguas com o conteúdo curricular, promovendo não apenas a proficiência linguística, mas também habilidades cognitivas, motivação, consciência intercultural e desempenho acadêmico superior. Os benefícios substanciais do CLIL o posicionam como uma metodologia de ensino mais eficaz e relevante para preparar os alunos para as demandas do século XXI.”
Para Midiam Golino, coordenadora do Cristo Rei Internacional, estamos vivendo um momento importante na forma como enxergamos o aprendizado da Língua Inglesa. “No passado o ensino de inglês era focado em exercícios de memorização e repetição. Porém, para os estudantes atuais isso não funciona mais. Por isso, as novas formas de aprender a Língua Inglesa estão sendo tão disseminadas e foi nesse sentido que o Colégio Cristo Rei buscou aprimorar o ensino do Inglês por meio da parceria com a Intenational School. O mais importante de toda essa mudança de paradigma é que os resultados estão aparecendo e vemos os alunos realmente falando o idioma com naturalidade e fluidez.”
Alguns benefícios da metodologia CLIL, listados por Fernanda Costa:
Cognitivos e Linguísticos
- Promove o desenvolvimento de habilidades cognitivas superiores, como pensamento crítico e resolução de problemas, ao integrar o aprendizado de conteúdo e língua.
- Melhora a proficiência linguística ao expor os alunos a vocabulário acadêmico e estruturas linguísticas em contextos reais.
- Estimula a consciência metalinguística, permitindo que os alunos reflitam sobre o uso da linguagem e aprimorem tanto a língua-alvo quanto a materna.
Motivação e Engajamento
- Aumenta a motivação dos alunos ao conectar o aprendizado da língua a conteúdos significativos e relevantes.
- Fomenta um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e interativo, incentivando a participação ativa dos alunos.
Competência Intercultural e Preparação Global
- Expondo os alunos a diferentes culturas e perspectivas através do conteúdo, o CLIL desenvolve a consciência intercultural e prepara os alunos para um mundo globalizado.
Desempenho Acadêmico
- Estudos indicam que alunos em programas CLIL frequentemente apresentam melhor desempenho tanto em disciplinas de conteúdo quanto na língua-alvo, devido à integração e aplicação prática do conhecimento.